Hiperconvergência? Como funciona uma solução hiperconvergente

Quando falamos de uma solução hiperconvergente, estamos falando de simplificar operações de T.I através de um modelo de infraestrutura atualizado que permite que o armazenamento, computação, rede e virtualização em um mesmo appliance sejam gerenciados via software.

Mas ainda é comum encontrarmos pessoas com dúvidas sobre como uma solução hiperconvergente funciona na prática e quais ganhos ela pode trazer para seu negócio, por isso, além de te explicar como funciona, também irei compartilhar com você os principais pontos que uma solução hiperconvergente agregam para seu negócio.

Como funciona uma solução hiperconvergente na prática?

Uma solução hiperconvergente irá operar sobre um único hardware, isso significa que complexibilidade do seu ambiente será reduzida, agregando facilidades por definir computação, armazenamento e storage por software. Na prática, é como ter um Data Center na palma de sua mão. Além disso, por reduzir o número de appliances há uma significante economia de energia e, como consequência, em nobreak, refrigeração e manutenção.

O que o seu negócio ganha com a hiperconvergência?

Gestão unificada

Quando temos uma infraestrutura que demanda uma arquitetura complexa, sua gestão acaba ficando crítica, principalmente quando paramos para pensar em DR ou backups. A solução hiperconvergente permite que você gerencie através de uma interface unificada toda sua estrutura, facilitando o controle sobre todos os componentes e gerando mais autonomia para o time gerenciar o ambiente.

Automação dos recursos

Um dos principais ganhos que sua operação passa a ter com a hiperconvergência é o balanceamento de cargas entre os recursos de forma automatizada, aumentando a segurança dos dados e melhor desempenho das aplicações. Outras opções de automação que existem em uma infra hiperconvergente é a possibilidade de automação de deploy por meio de API’s e implementação das rotinas de backup.

Alta disponibilidade

A solução hiperconvergente conta com um nó adicional em relação aos outros modelos, sua função é assumir workloads de qualquer outro nó que venha falhar no appliance, reduzindo o risco de redução de desempenho ou parada na operação.

Infraestrutura atualizada

Se sua operação irá contar com a conexão direta em uma nuvem pública sendo operada através do que chamamos de Data Center Virtual, seu time tende a ter acesso constante a uma infraestrutura atualizada sem requerer um maior investimento de renovação na àrea de T.I.

Mas lembre-se, não basta apenas querer desfrutar de todos os benefícios que uma solução hiperconvergente podem trazer para o seu negócio, pois, assim como qualquer outra implementação, é necessário a migração para mitigar os riscos e garantir que os objetivos de negócio sejam atendidos.

Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer algum complemento? Utilize a área de comentários abaixo :)

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *