Dell EMC PowerVault ME4 Series

Lenovo ThinkSystem DS All-Flash & Hybrid Storage Arrays

HPE MSA Storage

O armazenamento para ajudá-lo a liberar todo o potencial de seus dados.

Uma rede SAN (Storage Area Network, em inglês) é uma rede de armazenamento completa. Desta forma, a SAN tem uma arquitetura completa que reúne uma rede de débito muito elevado no Fiber Chanel (Canal de fibra) ou SCSI e equipamentos de interconexão dedicados (switch – interruptor e alternador, pontes, etc.), além dos elementos de armazenamento (discos rígidos) em rede.

Como funciona a rede SAN

SAN é uma rede dedicada ao armazenamento das redes de comunicação de uma empresa. Os computadores que têm acesso à SAN devem ter um interface de rede específica conectada à SAN, além da sua interface de rede tradicional.

Quais as vantagens e as desvantagens deste tipo de rede

O desempenho da SAN depende diretamente do tipo de rede utilizado. No caso de uma rede de Fiber Chanel, a largura de banda usada é de cerca de 100 MB/s (1000 Mbit/s) e pode ser estendida para multiplicar as relações de acesso.
A capacidade de uma rede SAN pode ser aumentada de maneira quase ilimitada e atingir centenas e até mesmo milhares de bytes. E, graças à ela, é possível compartilhar dados entre vários computadores da rede sem sacrificar o desempenho, já que o tráfego SAN está completamente separado do tráfego dos usuários. São os servidores que desempenham o papel de interface entre a rede de dados (geralmente Fiber Chanel) e a rede dos usuários (geralmente Ethernet).

Quanto ao custo de aquisição de uma rede SAN, ele é muito mais elevado do que um dispositivo NAS (Network Attached Storage – Armazenamento anexado em rede), pois é uma arquitetura completa, que usa tecnologias ainda muito caras. Porém, ao analisar o custo por Byte do TCO (Time-Controlled Operations – Operações com tempo controlado), a despesa pode justificar-se para muitas empresas.

Cotações e pedidos rápidos e eficientes.

Nós vamos ajudá-lo a voltar ao trabalho. Rápido e Qualitativamente.